25 de agosto de 2010

FELICIDADE GERA FELICIDADE



Ainda há muito que ser feito para que a arte atinja um maior número de pessoas. Existe uma barreira e as pessoas muitas vezes se limitam a conhecer o desconhecido justamente por acharem que para ter contato com a arte é necessário entender do assunto, e isso é um obstáculo que as próprias pessoas criam. Sendo assim, aproximo-lhes da arte de uma mulher original e diferente. Apresento-lhes um pedaço do trabalho e da artista plástica, Tati Andimena.

Há muito que dizer sobre a artista plástica paulistana Tati Andimena. Formada em comunicação social, Tati passeou por diversas tribos, viajou para muitos lugares, conheceu culturas distintas, se reinventou e descobriu que não dá para classificar sentimentos e emoções. Dedicou dez anos de sua vida ao surf, parou de comer carne há um ano – Tati é ovo-lacto-vegetariana – é iogue por paixão e talento, e hoje aplica sua energia a arte. Numa conversa despretensiosa, Tati abriu seu quaternu de arte e contou um pouco de sua história e como seu trabalho é produzido.

Aos 24 anos, Tati trabalhava como assistente de arte em uma agência de comunicação e buscando aprimorar seu talento em design gráfico, iniciou pesquisas ao lado do diretor de criação, sobre a união da arte plástica e gráfica. Da curiosidade nasceu o interesse e desde então ela se aventura dentro do mundo das cores, das linhas e do abstrato. Um ano após a latente vontade de novas descobertas, foi apresentada ao artista plástico Claudinei Roberto, responsável pelo ateliê OÇO. Começou então, a ter orientações artísticas e encontrou um novo sentido para a vida.

Tati acredita que cada um possui uma interpretação sobre o seu trabalho de acordo com a realidade e a vivência no mundo. Não segue nenhuma linha específica, gosta de cores e suas combinações. Entrega-se de corpo e alma às emoções impostas em sua rotina e doa diariamente o seu trabalho ao mundo de forma simples e singular.

No momento Andimena, trabalha em cima de colagens e pinturas a óleo com combinações cromáticas, mas adianta que nada impede de trabalhar apenas com tons de preto e branco. Ao mesmo tempo em que se doa ao trabalho que desenvolve, Tati aceita de peito aberto todas as sensações que o trabalho proporciona, seja em técnicas novas ou em reedições de seus trabalhos.

Seu ensaio sobre Colagens surgiu quando ela resolveu resgatar desenhos de infância e colocar em um caderno. Olhando seu álbum de infância, Tati começou a se desenhar e unir as duas coisas - ela descreve que a sensação que lhe tomou foi muito feliz e significativa - naturalmente as cores aparecerem em sua frente e desse modo, o fundo colorido já estava lá. A mistura desses elementos deu origem ao trabalho Colagens de Infância.
Depois deste ensaio, Tati conectou outros elementos e novas experiências, e eis que nasce seu segundo trabalho com colagens, Colagens Flamencas - exposto na galeria Cinesol em dezembro de 2009.

Reunião do Ateliê OÇO com o crítico de Arte, Paulo Galina.

Sessão de modelo vivo


Com suas próprias palavras, Tati conta como foi o processo deste trabalho:

Por que a dança flamenca?
Uma amiga viu uma vez um caderno meu com desenhos de modelo vivo e me disse que gostaria de posar para mim, eu não imaginava como desenhá-la, até que um dia sabendo que ela era apaixonada por dança flamenca, propus que ela posasse para mim em poses de flamenco, de alguma forma sabia que o lado feminino dela se revelaria naquele momento, foi uma experiência maravilhosa porque eu tive que dirigir a sessão de modelo vivo, captar os movimentos da dança flamenca sem entender nada de flamenco. Mais uma vez me vieram sensações cromáticas e decidi transformar aqueles desenhos em colagens também.

Sua amiga foi o modelo e a inspiração para este projeto, você sabe dizer como foi essa experiência para ela? Ela gostou do resultado?
Disse que foi uma experiência maravilhosa e fez voltar a vontade de dançar flamenco. Ela curtiu sim, ao ver as colagens na exposição ficou emocionada e disse que ficaram muito flamencas.

Qual é o material usado nas colagens?
Papéis coloridos recortados e desenho com nanquim.


GOSTO DO FREGUÊS:

As colagens Flamencas são vendidas por R$300,00 sem moldura e R$400,00 com moldura. Cada obra é única e por isso não existe regra de tamanho. Exceto as colagens abaixo expostas na galeria Cinesol, que foram feitas com a medida de 42x59,4cm.
Tati nunca trabalhou sob encomenda, pois acha que essa exigência limita um pouco a criatividade, mas diz que dependendo da encomenda topa o desafio numa boa.
Tati Andimena participa de algumas exposições coletivas na Galeria Cinesol do Ateliê OÇO e publica alguns de seus desenhos em seu blog, onde ela escreve seus sonhos e experiências.











Colagens no tamanho 42x59,4cm


MAIS INFORMAÇÕES:
Email: tati.andimena@yahoo.com.br
Celular: 55 11 8114 5564
Twitter: http://twitter.com/tatiandimena
Blog: http://www.andimenaspbrasil.blogspot.com/
Ateliê OÇO: http://www.atelieoco.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário