13 de maio de 2010

A tal da redondilha...

Poema feito em redondilha maior para o fechamento do semestre de 2009. Trabalho de estilística para a faculdade.
Rimar, dar sentido e fazer em redondilha! Não é que deu certo...

ERA ASSIM...

Infância é lembrar da vó
Alegremente sorria
Mesmo ela sendo tão só
Tinha muita companhia
Minha vovó era doce
Doce mais do que marmelo
Ô vovózinha querida
A base deste castelo

Lembro do cheiro gostoso
Das refeições que fazia
Ô vovózinha prendada
Ela era só alegria
Tinha doce de banana
E doce de amendoim
O lençol era a cabana
No quintal tinha um jardim

Era repleto de rosas
E também de violetas
Minha vovó gloriosa
Mulher de várias facetas
Éramos três pequeninos
Com o mesmo dialeto
Vovó se descabelava
Sempre sobrava afeto

Éramos reis e rainhas
Trabalho para vovózinha
Éramos três pimentinhas
Coitada da pobrezinha
Nunca esqueçi como era
Sempre fiquei de castigo
Vovó virava uma fera
Eu era sempre um perigo

Brincava de esconde-esconde
E de castelo na areia
Lia Monteiro Lobato
Acreditava em sereia
Mônica e cebolinha
Mestre Maurício de Souza
Eu era a professorinha
E meus irmãos numa lousa

Um dia quebrei o braço
Mamãe levou pro conserto
Nervosa fumou um maço
Sentiu um forte aperto
Papai ficou abismado
Quis questionar esse fato
A vovó deu o recado
Só mais um braço engessado

Só mais um braço engessado?
Isso não é novidade
Feito moleque levado
São coisas dessa idade
Eita menina sapeca
Sempre quis empinar pipa
Quebrava suas bonecas
Desde pequena era zica

Fecho com oito redondas
Termino com maestria
Esse meu verso é bomba
Até me traz nostalgia
Punky a levada da breca
Isso foi desde pequena
Lembro com muita saudade
De minha vó Madalena


OBS: Agradeço o excelente conhecimento em rimas de Rodrigo Hayashi.(hehe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário