18 de novembro de 2010

Servir bem para servir sempre! Onde?



Eu gostava quando vendia rocambole de chocolate com doce de leite, sonho fresquinho e pães bem branquinhos. Os três donos se revezavam durante o expediente. Às seis horas da tarde o cheiro do pãozinho invadia a casa da minha avó. Tinha fila para comprar pão, mas valia à pena, era tudo tão fresquinho e o preço era realmente justo. O brigadeiro era brigadeiro mesmo e o biscoito de polvilho era feito de polvilho. O leite tinha tipo, era b e vinha dentro de um saquinho. Minha avó sempre me dava um pacote de mini Chiclet´s e todo mundo me conhecia.

Ela continua na esquina, o nome é o mesmo, mas...
O pão é ruim, a padoca vive as moscas, não fazem mais rocambole, não vendem brigadeiro de verdade, o sonho se tornou um pesadelo e não existe mais mini Chiclet´s; minha avó morreu e a nostalgia daquela padaria se perdeu com o tempo e com o capitalismo selvagem.

Ninguém mais cumprimenta ninguém, trocaram os atendentes, os donos são chatos e mal educados, ninguém sabe que eu compro pãezinhos ali desde que eu me entendo por gente; os preços subiram agressivamente e o inacreditável aconteceu: ali a padaria não tem mais cheiro de pão e padaria hoje em dia é empório.

Desde quando a padaria não é mais a mesma?
Desde quando trocaram de dono?
Desde quando estou comendo o pão que o diabo amassou?
Desde quando ninguém mais faz fila?
Desde quando o Sr. Toninho é a única lembrança viva da minha infância? Deus, quem é o Sr. Toninho?
Desde quando eles servem mal para nunca mais servir?

Um comentário:

  1. Gostei muito, Deh... Viajei no sonho e senti o cheiro do pão. Pena que quem interessa não "vai estar lendo". Beijo, mamma

    ResponderExcluir